Header Ads

Shadow Moon - Hall dos Vilões #1

shadow moon

O Imperador Secular Shadow Moon, um dos vilões mais icônicos e mais lembrados do universo de Kamen Rider, quiçá do universo Tokusatsu, inaugura nossa série de postagens sobre os grandes vilões de Tokusatsu. Sempre mencionado como um dos visuais mais belos da Era Showa em listas relacionadas e também um dos vilões mais reaproveitados em crossovers da Toei recentemente, Shadow Moon tem um lugar reservado nos corações dos Tokufãs, incluindo este que vos fala. Confira agora um raio-x do personagem.

hall dos vilões #1

Quem é Shadow Moon?


hall dos vilões #1
Nobuhiko Akizuki e seu irmão adotivo e melhor amigo, Kotaro Minami, foram sequestrados pelos Gorgom, para serem usados em um experimento afim de modificar seus corpos e transformá-los nos Imperadores Seculares, os quais lutariam até a morte e o vencedor seria o novo líder dos Gorgom. Kotaro, consegue escapar logo após a transformação e se torna Kamen Rider Black, já Nobuhiko não teve a mesma sorte e após sofrer lavagem cerebral e passar por um período de "hibernação", retorna como Shadow Moon. 
hall dos vilões #1
Após alguns confrontos contra Black, Nobuhiko chega a recuperar suas memórias em alguns momentos, mas continua a enfrentar seu irmão, inclusive chegando a matar nosso herói em um ponto da série. Shadow Moon acaba sendo derrotado por seu irmão/amigo, prevalecendo com a maldade incrustada pelos Gorgom em seu ser.



Aparência

hall dos vilões #1

hall dos vilões #1Tendo seu visual baseado no Gafanhoto Branco, com a temática da Lua e de Rei Demônio, o conceito visual de Shadow Moon segue a mesma linha de Kamen Rider Black, com olhos de insetos bem aparentes e o cinto com a sua King Stone verde. Predominando as cores prateado e preto, o efeito causado por esta união combina perfeitamente com o personagem. Suas "esporas", com aquele ruído característico concedem ao personagem entradas icônicas em suas aparições. As combinação de cores utilizada funciona como um contraste ao visual de Kamen Rider Black.
hall dos vilões #1

Controvérsias

Existe um grande debate na Tokunet e em diversas "databases" sobre o fato de Shadow Moon ser ou não um Kamen Rider. Atualmente existem vários Kamen Riders vilões e/ou anti-heróis, mas na Era Showa esta não era uma prática comum. 
hall dos vilões #1
Uma curiosidade relacionada a este fato, são que os possíveis nomes de Shadow Moon como Kamen Rider, seriam Kamen Rider Shadow, em uma analogia ao fato do Imperador Secular Black Sun ser o Kamen Rider Black, ou então Kamen Rider White, o que foi utilizado em uma das histórias de S.I.C. Hero, onde temos o Kamen Rider White RX. 




Curiosidades

hall dos vilões #1
Quando Shadow Moon morre, ele mesmo sugere que um dia retornaria, o que acaba acontecendo em Kamen Rider Black RX. Também durante a sua morte, ao retornar a sua forma humana, ele chega a sorrir e chamar Kotaro pelo seu nome, o que pode sugerir o retorno de sua humanidade.
O fato de Nobuhiko ter retornado a sua forma humana durante a sua morte, sugere que Nobuhiko continua sendo Shadow Moon em suas reaparições, já que ele não teve a sua redenção e morre sendo um vilão. É possível que algumas de suas aparições em obras recentes sejam cópias ou versões alternativas, principalmente em Kamen Rider Decade: All Riders vs Dai Shocker.
hall dos vilões #1Mesmo parecendo que Nobuhiko recobrou suas memórias antes de morrer, em Kamen Rider RX, isto foi ignorado e dito que Shadow Moon nunca recuperou suas memórias como Nobuhiko.
No episódio 22 de Kamen Rider Black RX, quando Shadow Moon aparece na base do Império Crisis, sua armadura está toda avariada/enferrujada, uma alusão ao fato de ter retornado dos escombros da base dos Gorgom.

hall dos vilões #1Outra curiosidade é que em um das histórias S.I.C. Heroes, Shadow Moon aparece em sua forma vermelha após absorver as duas King Stones e ter se tornado no Creation King, o rei dos Gorgom.
Uma outra curiosidade é que na primeira versão, Shadow Moon foi interpretado por dois atores difererentes. Enquanto Takuhito Horiuchi interpretava Nobuhiko, Masaki Terasoma fazia a voz de Shadow Moon. Mais um fato curioso é que Masaki Terasoma também deu a voz ao imagim Kintaros em Kamen Rider Den-O.
hall dos vilões #1Uma versão vermelha de Shadow Moon aparece no filme Kamen Rider 3D Battle, um filme exibido em alguns parques no Japão (carece de fontes). Nesta aparição Shadow Moon é líder do Exército Shadow Moon e foi derrotado pelos Kamen Riders Wizard, Fourze, OOO e Double. Esta versão também apareceu nos games Kamen Rider Battle: Ganbarizing e Kamen Rider: Battride War e no stage show de Kamen Rider Ghost.

Equipamentos

hall dos vilões #1
hall dos vilões #1Basicamente Shadow Moon possui a sua própria King Stone (verde), a qual compõe o seu cinto e possui as mesmas habilidades da King Stone de Kamen Rider Black (vermelha), e sua icônica espada Satan Sabre, uma grande espada com a lâmina vermelha, arma esta criada para ser usada pelos Imperadores Seculares.
hall dos vilões #1Em Kamen Rider Black RX, Shadow Moon retorna com os Shadow Sabers, um par de espadas sendo uma longa e outra curta, semelhantes ao Satan Sabre, manifestadas através da King Stone.









Aparições:


hall dos vilões #1Kamen Rider Black - Em vários episódios da série e no especial Kamen Rider Black: Terror! O museu dos Monstros do Mal

Kamen Rider Black RX - Nos episódios 21, 22 e 27

Kamen Rider World - Especial que reúne os Kamen Riders J e ZO. Aqui temos uma versão gigante de Shadow Moon.

hall dos vilões #1

Kamen Rider Decade: All Riders vs Dai Shocker - Aparece como um Shadow Moon de um dos mundos alternativos visitados por Decade.

OOO, Den-O, All Riders: Let's Go Kamen Riders!

Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen - Onde temos uma bela cena onde Kamen Rider Black e Maskman unem forças para derrotar Shadow Moon e General Jack.

Kamen Rider x Super Sentai x Space Sheriff: Super Hero Taisen Z

After 0 - Um história S.I.C. Heroes na qual Shadow Moon aparece como Kamen Rider White RX e posteriormente se torna no Creation King.


Kamen Rider SD - Na animação Kamen Rider SD

Nos Games: Kamen Rider Black: Taiketsu Shadow Moon, Kamen Rider: Seigi no Keifu e nos já mencionados Kamen Rider Battle: Ganbarizing e Kamen Rider: Battride War.


hall dos vilões #1



Bom galera, por hoje é só. Se curtirem, não deixem de comentar e nos digam, qual o próximo vilão que vocês querem ver por aqui?

É novo por aqui, participe do nosso Grupo no Facebook e fique por dentro das novidades da Divisão Tokusatsu e bater um papo com a nossa galera.



hall dos vilões #2No próximo episódio: 
Mad Gallant



2 comentários:

  1. Não sei se podemos chamar ele de Kamen Rider, mas com toda certeza essa armadura é linda, acho que é a que mais gosto dos Kamen Riders que vi até hoje, eu gostaria de ver uma série com um Kamen Rider com essa aparência, para mim eles perderam a chance de fazer um spin off de Kamen Rider Black com o Shadow Moon na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o visual é muito maneiro mesmo! Vamos ver o que vão fazer com ele no Remake de Black que está previsto para o ano que vem!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.