Header Ads

Tokusatsu Gagaga e o preconceito com os Tokufãs


Qual Tokufã que nunca sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação por gostar e assistir séries e filme Tokusatsu, por curtir e se inspirar em heróis japoneses? Ou quem nunca ouviu frases como: "Você não está muito velho pra ver esse tipo de série?" "Ah você ainda assiste Power Ranger? Pra mim é tudo igual."


Quando somos jovens(adolescentes), muitas vezes escondemos nossos gostos para sermos "aceitos" em algumas turmas. Nos adequamos ao "padrão" para não sofrer bullying. Já na vida adulta algumas vezes, nos locais de trabalho, frequentemente somos abordados por "colegas" que se acham superiores, por não assistirem "coisas de criança".


Tokusatsu Gagaga traz exatamente isso em sua temática. Uma jovem adulta que uma fã de Tokusatsu (muito fã mesmo, diga-se de passagem), Kano Nakamura, que tenta esconder de seus colegas de trabalho que curte esse tipo de material, com medo de ser tachada como uma esquisita.
Ainda que as doutrinas e a disciplina dos japoneses seja muito diferente da dos brasileiros, é inevitável que os Tokufãs tupiniquins se identifiquem com a protagonista da história.


Na série vemos Nakamura em verdadeiras aventuras para conseguir os itens relacionados aos seus personagens favoritos, sem que seus colegas de trabalho ou outros adultos percebam. E quando ela descobre uma outra Tokufã, a forma discreta que ela usa para ser notada pela outra pessoa.


Mas ainda existe preconceito com os Tokufãs?

Mesmo que, recentemente, ser Nerd, Geek, Otaku, etc. se tornou algo comum (podemos dizer que está na moda), os Tokufãs ainda são minoria e sofrem preconceito das demais "tribos".
Quantas vezes, em uma roda de conversa entre Otakus, não sai um "Ah, você curte Tokusatsu? Eu não vejo muita graça, aquelas roupas de borracha e armas de brinquedo, os efeitos toscos." Tudo bem que cada um tem seu gosto e sua opinião, mas já presenciei cenas destas em que há um certo asco por parte de quem faz o comentário, e o Tokufã tido como esquisito.


Fãs de quadrinhos, não acham estranho seus heróis saltando sobre prédios, e combatendo o crime vestidos com colãs ou com a cueca por cima da roupa, mas acham estranho um Tokufã curti Super Sentai e/ou Power Rangers, pelo fato das roupas coladas. Mas que fique claro, não estou criticando os heróis dos quadrinhos, também sou um fã de quadrinhos. São apenas comentários e situações que já presenciei em eventos e vários grupos em redes sociais.


Um outro ponto que gostaria de ressaltar é que há também preconceito dentro da comunidade Tokufã, que algumas vezes chega a ser tão forte quanto o preconceito de Não-Tokufãs com os Tokufãs.
"Nossa Rafael, agora você exagerou! Não há preconceito dentro da comunidade Tokufã." Aí eu lhes digo, há sim e muito. Quantas vezes vocês já não presenciaram discussões sobre:
"Power Rangers vs Super Sentai""Tokusatsu da época da Manchete são melhores que os de hoje, que são muito infantis.""Tokusatsu atuais são melhores que os antigos, que tinha efeitos toscos.""O cara só assistiu Jaspion e quer vira falar de Tokusatsu comigo."
Além claro de "rixas" entre os fãs de determinadas franquias: "Kamen Rider vs Ultraman vs Super Sentai". Pode parecer exagero, mas sim, já vi muitas situações assim, inclusive recentemente.


Mas o quê nos faz gostar de Tokusatsu?

Claro que o apelo visual, as armaduras e formas dos heróis são um grande chamariz, mas, pelo menos pra mim o verdadeiro fator que nos prende assistindo estas séries são os valores transmitidos pelos heróis. Honestidade, amizade, determinação, perseverança, ajudar o próximo, agir corretamente, etc. Claro que estes valores, são muito utilizados nos animes e em alguns quadrinhos, mas nas séries Tokusatsu, até mesmo pelo seu público alvo, a cartilha é repetida, repetida, repetida...


Em Tokusatsu Gagaga, vemos isto também. Quando Nakamura se depara com algum dilema, e não sabe como resolver, ela se lembra de algum ensinamento de seus heróis e consegue se sair bem da situação. E isto é uma coisa comum na vida dela, até mesmo como ela é no trabalho, muito se deve ao que aprendeu em séries Tokusatsu.


Resumindo, o que Tokusatsu Gagaga tenta nos passar, e realmente é como tem que ser, é que o fato de você curtir Tokusatsu não te diminui nem te torna esquisito. O importante é você ser feliz. E quanto aos valores mencionados, pelo menos eu vejo a maioria dos Tokufãs brasileiros o fazendo, serão transmitidos para nosso filhos, sobrinhos, etc. Pois muitos de nós apresentam estes heróis para os mais novos.
A série ainda está em seu segundo episódio e serão apenas sete, então é bem curtinha. Originalmente Tokusatsu Gagaga era um mangá, com 17 capítulos até o momento. Então vale muito a penas vocês assistirem, pois é bem engraçada e divertida recheada de referências aos mais variados gêneros de Tokusatsu!


Para finalizar, uma dica. Se, quando você está com os seus amigos, você não tem liberdade de comentar sobre qualquer tipo de coisa que você goste, pois será tratado como esquisito, aqui vai um conselho. Eles não são seus amigos.

Um grande abraço a todos!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos!!!!
Deixem suas sugestões para nossas próximas publicações!!!!
Curta nossa página no Facebook e participe também do nosso Grupo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.