Header Ads

Lembranças dos Tempos de Locadora - A Coluna do Velho Geek #2


Ah, os tempos de locadoras! Só de lembrar já sinto a nostalgia, o ruído de estática característico das TVs de tubo, as discussões entre os jogadores e o tiozinho da locadora alertando sobre os minutos que faltavam. Ou mesmo as broncas e puxões de orelha por estar em um bar jogando fliperama. Bons tempos, bons tempos!


Recentemente tenho acompanhado um canal retrogamer no YouTube (Dinossauro Gamer), onde um colecionador decidiu montar uma locadora de vídeo games, aos moldes das que haviam em praticamente todas as cidades nos anos 90 e começo dos anos 2000. Ele colocou alguns gabinetes Arcade, TVs de tubo e consoles novos e antigos. É interessante como algumas dessas coisas nos trazem boas memórias!

Me lembrei da primeira vez que fui a uma locadora de games, e que também foi meu primeiro contato com um vídeo game. Lembro que na época meu irmão mais velho havia conseguido um dinheiro pra gente ir na locadora do bairro em que morávamos. Lembro como se fosse hoje, aquela iluminação meio zoada, várias TVs, uma molecada encardida (sim, eu também era encardido, a gente vivia brincando na rua) e os "serra fichas" que sempre davam um migué pra jogar as custas dos outros. 


Jogamos um jogo de basquete, que sinceramente não lembro o nome, e um pouquinho de Super Mario World (com um "serra ficha" o tempo todo querendo me "ensinar" a como passar a fase). Se não me engano jogamos uma hora apenas, mas foi um dos momentos mais épicos da minha infância, nessa época eu devia ter por volta de uns 6 anos.

Alguns anos depois abriram um bar próximo da minha casa, daqueles bares bem copo sujo mesmo (ênfase no copo sujo, por favor). Os frequentadores iam desde cachaceiros profissionais até "mulheres da vida", como algumas vizinhas gostavam de falar (e como gostam de falar). Se eram ou não, não sei dizer, mas o verdadeiro terror das mães do bairro (pelo menos de algumas) foi quando a molecada do bairro descobriu que haviam duas máquinas de fliperama no local. Geral baixava lá com o troco do pão. Eram duas máquinas com jogos de luta, uma de Street Fighter a outra não me lembro (lembrar disso já é demais pra cabeça desse velho). Eu que era curioso, vivia indo escondido pra lá e ficava vendo os mais velhos jogarem, afinal era um outro mundo para mim. Até o dia que minha mãe ficou me procurando por mais de 2 horas e eu estava lá no bar. Ah se meu couro falasse…


Alguns dias depois eu estava lá novamente, mas nunca consegui jogar, pois a dona do bar não me vendia fichas.

O tempo passou e daí já tínhamos um Atari usado, a diversão era em casa e não fui mais em locadoras ou bares. Até quando decidimos trocar o Atari por um TopGames, que na real, nunca funcionou direito (Hogan's Alley sem pistola, que decepção).


Mais alguns anos se passaram e foi a vez de eu levar meu irmão mais novo pra jogar em uma locadora. Já estávamos nos anos 2000. Desta vez era um PS1 e o jogo era Castlevania. Lembro que ficamos por umas 2 horas. Nós divertimos bastante, até porque, só fui conseguir meu PS1 anos mais tarde, já que meus pais não tinham condições de nós dar vídeo games de última geração. Mas isso não desmerecia o esforço deles.


Mas todas essas lembranças me trazem à mente uma questão: Será que na nossa época realmente era melhor, mais divertido? Ou isso é apenas saudosismo?

Os tempos eram outros. As minhas primeira experiências em locadoras e fliperamas ocorreram no começo do plano Real, quando 1 Real valia ouro na mão de uma criança (menos se você fosse compra um Kinder Ovo, daí já era). Era divertido pra mim porque era difícil de conseguir, já que não tinha console em casa e raramente tinha contato na casa de um amigo ou "priminho rico" (que na verdade era tão quebrado quanto a gente). O ponto é que, hoje às crianças são muito precoces e os games são mais acessíveis, seja em consoles ou celulares. Na nossa época além de sermos mais lerdinhos (e encardidos) não era tão fácil conseguir um console, e aqueles que o tinham, não era tão fácil alugar os cartuchos ou conseguir emprestado, principalmente no interior.


Mas independente de qual época é a melhor, jogar vídeo game sempre será divertido (mesmo que passemos raiva jogando). E o que fica é a lembrança dos tempos das locadoras!

E vocês? Têm alguma história da época das locadoras para nós contar? Deixem nós comentários!

2 comentários:

  1. Olha essa matéria ativou tantas memórias esquecidas em meu cerebro. Epoca de locadora era bom demais, pena que os serra fichas enchiam bem o saco as vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase sempre tinha alguém querendo jogar às custas dos outros.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.